Grupo de Estudos de Causas Ambientais

Plantando a semente

Para aprimorar as práticas de sustentabilidade e dar um novo passo rumo a uma economia que visa a racionalização no uso dos recursos naturais, o Coletivo Difusão inicia uma nova etapa de projetos e ações com o intuito de buscar a reflexão sobre o tratamento dado ao meio ambiente e construir ações e propostas para o que queremos e acreditamos que seja correto fazer nas questões ambientais. É a “Agenda Verde” do Difusão, que deverá ser implantada no decorrer do ano na sede do coletivo e nas ações desenvolvidas pelo grupo nos campos em que atua.

A iniciativa foi elaborada pelo GECA (Grupo de Estudos de Causas Ambientais), formado em novembro de 2009 pelo Difusão, que tem como objetivo principal realizar estudos e pesquisas a partir de textos, documentários, reportagens e afins. Além disso, o GECA contribui nas ações do coletivo buscando a sensibilização e a conscientização sobre as questões ambientais.

Com a ‘Agenda Verde’, o Coletivo Difusão pretende, até o final de 2010, construir o programa ‘Difusão dos Rs’. Nele serão debatidos os seguintes conceitos: repensar, reduzir, reutilizar e reciclar. Para tal, o coletivo pretende realizar oficinas, debates, intervenções, mutirão de plantio de mudas, coleta seletiva, elaboração de produtos sustentáveis e produção de material audiovisual sobre o tema.

Com a criação da Agenda Verde, o Difusão acredita numa nova atitude e em um novo comportamento, tanto dos ‘Difuseir@s’ como da sociedade manauara, para a construção de um ambiente ecologicamente equilibrado. Um ambiente onde todos têm direito ao uso deste como um bem de uso comum e essencial à qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações, como garantido no Artigo 225 da Constituição brasileira de 1988.

Em um segundo momento, após a efetiva implantação da Agenda Verde no Difusão, a ideia é difundir dentro do Circuito Fora do Eixo as tecnologias utilizadas no processo para que a iniciativa possa ser disseminada dentro de outros coletivos e consequentemente em suas cidades.

Para acompanhar, colaborar e divulgar a Agenda Verde do Coletivo Difusão acesse http://foradoeixo.org.br/coletivo-difusao e siga @coletivodifusao !

Seja a mudança que você quer ver no mundo.” (Mahatma Ghandi)

por Sâmia Maria (Coordenadora da Agenda Verde do Coletivo Difusão)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s